Agroecologia, turismo rural e inovações no campo são temas do IDR-Paraná na 50ª Expoingá

07/05/2024
Começa nesta quinta-feira a edição 50 da Expoingá, um dos maiores eventos do setor no Paraná e no Brasil. Ela é realizada pela Sociedade Rural de Maringá e conta com apoio do Governo do Estado, por meio do IDR-Paraná, secretarias e empresas públicas. Neste ano os organizadores reforçam a busca por inovações e destacam a feira como um elo entre tradição e inovação. A Expoingá tem como destaque o espaço conhecido como Fazendinha e Agromuseu, que apresenta o potencial da agroindústria na região de Maringá, dando ênfase às principais cadeias produtivas em que os profissionais do IDR atuam. Para que o público conheça o trabalho feito pelas instituições que prestam assistência ao produtor rural, foram montadas unidades didáticas que mostram a dinâmica de diversas atividades. Esse trabalho é o resultado da parceria do instituto com a UEM, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Prefeitura de Maringá, além de outros órgãos do Sistema Estadual de Agricultura, como Adapar e Ceasa. A Fazendinha ocupa nove mil metros quadrados do Parque Internacional de Exposições de Maringá e deve receber 300 mil visitantes nos dez dias da feira. A principal função é demonstrar aos visitantes e pequenos produtores como é possível obter bons resultados com atividades agropecuárias sustentáveis. A Feira de Sabores, em colaboração com a Associação Regional das Agroindústrias, deve fomentar a participação dos pequenos produtores. Durante a feira, o Ministério da Agricultura cadastra agroindústrias familiares no selo Senaf. Sustentabilidade é a palavra de ordem no momento e os organizadores da Fazendinha estão ligados a este conceito. Eles idealizaram uma unidade com a demonstração de energias renováveis que podem ser implantadas na propriedade rural. O IV Forum de Turismo Rural vai reunir interessados em discutir como o turismo pode ser implantado nas propriedades e se tornar uma fonte de renda para o produtor rural. A programação completa pode ser conferida em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Gustavo Vaz)