Jeps reúnem alunos de 828 escolas e destacam personagens marcantes

06/05/2024
Mais de 34 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e árbitros, participaram neste fim de semana da primeira etapa dos Jogos Escolares do Paraná, aberta na sexta-feira e disputada sábado e domingo. Foram as primeiras competições da edição 2024, que comemora os 70 anos dos Jeps. Alunos de 12 a 17 anos, de 673 escolas estaduais e municipais e de 155 colégios particulares, competiram no futsal, atletismo, basquete, vôlei, handebol e xadrez. Os jogos envolvem, também, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e golf 7, que são disputadas apenas nas fases finais. Em meio às competições acirradas e à energia contagiante da competição, se desenrolam histórias de dedicação ao esporte e à formação de novos atletas. Aos 56 anos, Sandoval Gomes, de Nova Aurora, no Oeste, é um exemplo. Ele iniciou jornada nos Jogos Escolares como atleta de handebol e futsal e tornou-se treinador, se dedicando a preparar e acompanhar as equipes, ao longo de mais de 40 anos. Outro personagem marcante dos Jeps é Antônio Guilherme Franco, conhecido como Toco, um apaixonado pelo esporte e pelos Jeps. Ele comandou equipes da competição escolar por mais de quatro décadas e, atualmente, aos 71 anos, passou o bastão de treinador de voleibol do Colégio Estadual Rui Barbosa para os filhos, Pablo e Pâmela. Outro profissional que acumula uma rica trajetória nos Jogos Escolares do Paraná é o professor Sidnei Kummer, natural de Renascença. Assim como Sandoval e Antônio Guilherme, ele também tem mais de 40 anos de atuação nos Jeps. Como professor, Kummer foi campeão 24 vezes, além de ter comandado a secretaria do Esporte de Renascença. Em Pontal do Paraná, a cerimônia de abertura reuniu 500 atletas e um público que lotou o Ginásio Ezequiel Pinto da Silva. Com adornos e pintura facial, Danilo Acosta Hortega, de 14 anos, representou a comunidade indígena e, em especial, a aldeia dele, Guaviraty. O atleta, que é estudante da Escola Indígena Guavirá Poty, de Pontal do Paraná, participou da prova de 150 metros, no atletismo, e agora se prepara para seguir representando sua cultura na etapa macrorregional da competição. A próxima atividade dos Jogos Escolares é a abertura da Fase Regional de Curitiba, nesta terça-feira, com início das competições na quarta. A capital paranaense conta com 5.400 participantes inscritos, representando 116 colégios entre estaduais, federais e escolas privadas. (Repórter: Gustavo Vaz)