Secretaria da Educação do paraná começa segunda etapa do Seminário de Diretores deste ano

24/01/2019
A Secretaria de Estado da Educação começou, nesta quinta-feira, em Pinhão, no Centro-Sul do Paraná, a segunda etapa do Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019. Os dois dias de seminário têm palestras e oficinas temáticas de diagnóstico e plano de ação, liderança, hora-atividade, gestão de sala e tecnologia e inovação. A Secretaria da Educação também organizou salas temáticas de Ouvidoria, para registrar as demandas dos diretores. Participam cerca de 700 servidores, entre diretores das escolas estaduais, chefes de Núcleos de Educação e técnicos pedagógicos, das regionais de 10 municípios. O vice-governador Darci Piana, que também participou da solenidade de abertura, reforçou que uma das prioridades do Governo do Estado é transformar a educação do Paraná em referência para o país.// SONORA DARCI PIANA//O vice-governador também destacou a importância da proximidade do Governo Estadual com a rede de ensino básico como estratégia para melhorar os indicadores de ensino no Paraná.// SONORA DARCI PIANA//As escolas estaduais das dez regionais com as melhores notas e maior crescimento no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foram homenageadas na abertura do evento. O secretário da Educação, Renato Feder, afirmou que essa é uma forma de valorizar o trabalho dos profissionais.// SONORA RENATO FEDER//O diretor da Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense, em Francisco Alves, Silvio Tomio, foi um dos homenageados. A escola possui o maior índice do Ideb no Paraná entre as do Ensino Fundamental, com nota 7,3. O diretor conta que o resultado é de um esforço coletivo.// SONORA SILVIO TOMIO//Segundo a diretora do Colégio Estadual do Campo Castro Alves, em Maripá, Claci Nadir Kremmer Soares, um dos principais fatores que contribuíram para a escola atingir a melhor nota no Ideb no Ensino Médio, de 6,1, foi o planejamento escolar.// SONORA CLACI NADIR KREMMER SOARES//O Colégio Estadual do Campo Professora Gomes Bizarra, em Ubiratã, obteve a maior nota de crescimento no Ideb. A diretora, Ivone Lopes Jorge, destacou o envolvimento dos alunos, professores e da comunidade no processo de ensino e aprendizagem.// SONORA IVONE LOPES JORGE//Na próxima semana, nos dias 29 e 30 deste mês, a Secretaria Estadual da Educação promove em Curitiba a terceira etapa do seminário, com servidores dos Núcleos Regionais de Educação da capital, das Áreas Metropolitana Norte e Sul, e outros 12 municípios. (Repórter: Priscila Paganotto)