Com apoio do Estado, Conselho Tutelar de Fazenda Rio Grande ganha sede própria

Unidade recebeu investimento de R$ 1,3 milhão com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), em parceria com o Conselho Estadual da Criança e Adolescente. Equipamento faz parte da série de novas sedes que estão sendo construídas em 12 municípios do Paraná.
19/04/2024 - 15:00

O município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, inaugurou nesta sexta-feira (19) a sede própria do Conselho Tutelar, colegiado cuja atuação é essencial para a garantia dos direitos e proteção de crianças e adolescentes. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-PR), destinou R$ 1,3 milhão para a construção do equipamento, que tem 222 metros quadrados.

A estrutura conta com cinco salas de atendimento, sala de múltiplo uso, além de vestiários, sanitários, salas de apoio administrativo, recepção e jardim interno. Algumas das salas são preparadas para o atendimento de forma particular, a chamada escuta qualificada. Além dos recursos para a obra, o Cedca-PR deliberou a destinação de mais R$ 110 mil do Fundo Estadual da Infância para a compra de mobiliário.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o equipamento é essencial para o fortalecimento das ações de combate à violência infantil. Ele enfatizou que o Conselho Tutelar é um grande parceiro das famílias. “É preciso acabar com a ideia de que o Conselho Tutelar faz mal às famílias. Este é um local de acolhimento, de conversa, onde podem ser estabelecidos novos sonhos, novas conquistas”, afirmou.

“Essa é a imagem que temos que passar para as nossas crianças e toda a sociedade. Que busquem ajuda, que não deixem a violação de crianças aconteça. Venham, comuniquem, peçam auxílio. É assim cumpriremos o dever, que é de todos, de guardar e protegê-las”, complementou.

Mensalmente, o Conselho Tutelar de Fazenda Rio Grande atende cerca de 600 pessoas para orientações, recebimento de denúncias, conversas e diversas situações relacionadas às crianças e adolescentes.

Para o prefeito Marcos Marcondes, a sede própria é um importante avanço para a cidade. “Acompanhamos quase que diariamente a luta das nossas incansáveis conselheiras, que tem essa missão abençoada. Um espaço como esse oferece mais segurança, mais conforto às crianças e aos nossos servidores”, destacou.

REDE DE PROTEÇÃO Desde o ano passado, o Governo do Paraná tem ampliado a atenção à criança e ao adolescente. Entre as ações está a construção de novos prédios para abrigar sedes de Conselhos Tutelares em 12 municípios. Os projetos das obras são da Secretaria das Cidades, que também é responsável pelo acompanhamento técnico e fiscalização. O investimento total nas construções é de R$ 15 milhões, liberados pela Sedef.

“São ações que revelam a integração dos diversos setores pelo cumprimento das diretrizes do governador Ratinho Junior. E a atenção e o cuidado com as crianças e adolescentes é uma dessas preocupações”, disse o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

Para a presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, Juliana Sabbag, as construções levam em consideração as necessidades das crianças. “Temos brinquedoteca, espaço pra computadores, para que as crianças possam relatar de forma segura e do jeito deles, aquilo que não está indo bem em suas vidas”, frisou.

Já contam com as novas sedes os municípios de Campo Mourão e Fazenda Rio Grande. Em maio, será entregue a sede do Conselho Tutelar de Campo Largo. Estão em construção as sedes de Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Imbituva, Jaguariaíva, Maringá, Prudentópolis, Rolândia e São Mateus do Sul. As licitações ocorreram em 2022 e as obras começaram no ano passado.

PRESENÇAS – Participaram da inauguração o deputado estadual Alisson Wandscheer, o deputado federal Toninho Wandscheer, o diretor-geral da Secretaria das Cidades, Valdomiro Hrysay, e o superintendente da Secretaria das Cidades, Márcio Wosniak.