Complexo Tarumã recebe Seminário de Taekwondo e bicampeão pan-americano

27/03/2024 - 15:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba, recebe neste sábado e domingo (30 e 31 de março) o Seminário Nacional de Taekwondo, encontro que deverá movimentar a comunidade de artes marciais do Paraná e o público em geral. O evento é uma parceria da Associação Paranaense de Taekwondo com a Secretaria de Estado do Esporte (SEES) e antecede o Paraná Combate 2024, que será realizado em setembro em Pato Branco.

Um dos destaques é a participação do bicampeão pan-americano e grão-mestre Renato Ribeiro, atleta da seleção brasileira e vice-campeão mundial, que compartilhará sua experiência de competidor em eventos de destaque ao redor do mundo. Ele abordará desde as técnicas básicas até as mais avançadas do taekwondo, dando aos participantes uma oportunidade de aprimoramento técnico e tático dentro da modalidade.

Segundo o mestre André Costa, um dos organizadores do evento, ele é um atleta de nível internacional dentro da categoria. “O objetivo ao trazer um nome como esse é de abrilhantar o evento e criar uma repercussão positiva para o taekwondo paranaense”, afirma.

A programação tem início às 9h e se estende até 17h no sábado. No domingo, as sessões serão entre 8h e 13h. O seminário receberá mais de 40 atletas de diversos estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina  e São Paulo, e tem como objetivo principal preparar os praticantes de taekwondo para futuras competições oficiais, nacionais e internacionais.

ARENA – O seminário acontece na Arena Paraná Combate, espaço que fica dentro do Complexo Tarumã, onde são ministradas escolinhas de taekwondo e outras modalidade de luta, como hapkidô, muay thai, taekwondo, jiu jitsu, judô e karate-dô.

O coordenador de artes marciais da Arena Paraná Combate, Rudimar Fedrigo, da SEES, destaca o apoio significativo do Governo do Estado para a realização do evento. "Temos o Paraná Combate, que estimula várias lutas, e também os eventos no Ginásio do Tarumã. Essas iniciativas fomentam essas modalidades e estimulam a formação de atletas, o que enriquece o esporte paranaense", diz. "O seminário será muito importante para adquirir técnicas e conhecimentos".

Ele lembra que seminário de taekwondo acontece uma semana depois do Complexo Tarumã ter abrigado o disputas do WGP Kickboxing 73, maior torneio da modalidade no Brasil e na América do Sul. Foram realizadas 20 lutas e atletas paranaenses foram destaque. Outro evento foi celebração do Dia Internacional do Muay Thai, realizada no dia 17 de março, com uma grande aula para atletas da modalidade.

PARANÁ COMBATE – Pato Branco sediará a 4ª edição do Paraná Combate entre 11 e 15 de setembro. A competição envolve dez modalidades: boxe, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing, kung-fu, muay thai, taekwondo e wrestling. O Paraná Combate é realizado pela Secretaria do Esporte em parceria com as federações das modalidades. As duas primeiras edições (2021 e 2022) aconteceram em Londrina. Ano passado, Cascavel sediou o torneio, com participação de 2.268 atletas.