Governo entrega tablets para aprimorar atendimento em 26 Centros da Juventude

Equipamentos integram o Projeto Aprimora Centro da Juventude, que tem como objetivo oferecer mais equipamentos e tecnologia para os jovens que frequentam esses espaços. As unidades ofertam atividades culturais e educacionais, geralmente, em regiões de maior vulnerabilidade social.
22/04/2024 - 17:00

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), entregou nesta segunda-feira (22), em Curitiba, 260 tablets para 26 Centros da Juventude do Paraná. Os equipamentos fazem parte do Projeto Aprimora Centro da Juventude, que tem como objetivo oferecer mais equipamentos e tecnologia para os jovens que frequentam esses espaços.

O investimento de R$ 458.850,00 teve participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o aporte de R$ 232.875,00 para a compra e outros R$ 225.975,00 de recursos próprios da Sedef.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, os jovens precisam estar no centro das discussões. “O jovem é protagonista, ele precisa ter essa consciência de que deve tomar o centro das discussões, com muito estudo, respeito e comprometimento”, disse. “É dever nosso mostrarmos e os guiarmos por esses caminhos. E é por isso que estamos buscando a sinergia, a congregação de esforços com as prefeituras que fazem as gestões dos Centros da Juventude, para que mais ações aconteçam no dia a dia”.

Os Centros da Juventude são espaços construídos pelo Governo do Paraná e geridos pelas prefeituras. Em todo o Estado, são 28 unidades que contam com atividades culturais e educacionais, geralmente, em regiões de maior vulnerabilidade social. Em Curitiba, são dois espaços: o Centro da Juventude Audi União, no Uberaba, e o Centro da Juventude Eucaliptos, no Alto Boqueirão.

Durante a entrega dos equipamentos, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Carlos Eduardo Pijak, destacou a ação do Governo do Estado. “É fundamental essa parceria, afinal a política pública se faz com investimentos que garantam a melhora no serviço oferecido. Criamos uma rede qualificada e a nossa parceria com o Governo do Estado vai além daqui dos Centros da Juventude, mas se estende em várias outras ações que beneficiam a nossa população jovem”, disse.

NOVOS APARELHOS – Passam a contar com os novos tablets, da marca Samsung, os Centros da Juventude de 24 municípios: Campo Mourão, Campo Largo, Castro, Francisco Beltrão, Irati, Ivaiporã, Lapa, Laranjeiras do Sul, Paranavaí, Palmas, Pitanga, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Almirante Tamandaré, Cambé, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Piraquara, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e Pinhais.

BOLSA AGENTES DA CIDADANIA – Em todos os Centros da Juventude é executado o Programa Bolsa Agentes da Cidadania, que oferece aos jovens uma bolsa-auxílio de R$ 306 mensais para desenvolverem projetos em áreas como esporte, lazer e cultura, entre outras. Somente em 2023 foram 5.078 bolsas com recursos do programa BID/Paraná Seguro e Fundo da Infância e Adolescência. Neste ano, até agora, são 534 bolsas em todo o Paraná.